terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quem conta a nossa HISTÓRIA



MÚCIO DA PAIXÃO
Famoso escritor campista, nasceu em 15 de abril de 1870, na antiga Rua Imperatriz. Extraordinário exemplo de autodidata, Múcio da Paixão destacou-se no jornalismo e como escritor. Seu primeiro livro foi "Scenographo", editado em 1905. Autor de vários livros, destacando-se "Movimento Literário em Campos" e "O Theathro no Brasil", deixou alguns livros inéditos. Múcio militou na imprensa diária de Campos durante mais de 50 anos. Era professor de Escrituração Mercantil e lecionou também História Universal e História do Brasil. Membro efetivo da Academia Fluminense de Letras, primeiro Deputado eleito por um partido operário do Brasil, e como tal participou da elaboração da primeira Constituição do Estado do Rio. Múcio da Paixão faleceu em Campos no dia 23 de dezembro de 1926.
HORÁCIO DE SOUSA
Nasceu em Campos do Goytacazes no dia 12 de março de 1878. Exerceu durante a sua vida as profissões de professor, contador, jornalista. Atuou como professor na Escola Masculina São Bento e em uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. Como jornalista, foi redator do O Paroquial expressando toda a sua fé católica, e foi colaborador da Folha do Comércio com crônicas sobre a nossa cidade. Escreveu o livro “O Ciclo Áureo” durante as comemorações do 1º Centenário de Campos, em 1935. Seu nome está ligado a Academia Campista de Letras e a Academia Pedralva ocupando o lugar de patrono. Horácio de Souza faleceu no dia 15 de agosto de 1937.
WALDIR DE CARVALHO
Foi historiador, poeta, radialista, teatrólogo, acadêmico e o primeiro rádio-novelista de Campos. Nasceu no dia 27 de Julho de 1923 na baixada campista. Foi um dos produtores da Rádio Cultura de Campos e em 1935 iniciou a publicação de seus livros, lançando "Gente que é nome de rua" e posteriormente "Na terra dos heróis", "O escravo cirurgião", o volume número dois de "Gente que é nome de rua", "Contos e Cantos", "Campos depois do centenário" e o seu último livro publicado em 2003 "Se não me trai a memória". Foi membro de academias de letras e colaborou com diversos jornais. Waldir faleceu no dia 31 de Dezembro de 2007, aos 84 anos.